sábado , 18 janeiro 2025
GoiásNacional

Crime ambiental: Ministério Público Federal processa grupo Friboi por poluir Rio Araguaia

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o grupo JBS Friboi por despejo de resíduos de abate de animais no Rio Araguaia. A origem dos resíduos é em um frigorífico localizado no município de Barra do Garças, na divisa entre Goiás e Mato Grosso.

Está marcada para o dia 23 de fevereiro audiência na Justiça Federal em que o frigorífico deve apresentar provas de que adotou medidas para cessar o despejo de resíduos no Rio Araguaia – constatado por perícia da Polícia Federal e da Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso, que chegou a embargar o funcionamento da indústria. A partir da perícia, o MPF moveu ação contra Friboi por crime ambiental de poluição.

O laudo elaborado pela Sema constatou que os resíduos oriundos das áreas de abate de bovinos, curral e de lavagem dos veículos transportadores de gado antes de atingirem a galeria de água pluvial e consequentemente o rio Araguaia só teriam passado pelo tratamento primário, faltando o tratamento secundário dos resíduos da indústria.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...