Os dois principais prefeitos da base do governador Marconi Perillo – Jardel Sebba, de Catalão, e Jânio Darrot, de Trindade, ambos do PSDB – enfrentam um cenário sombrio para a reeleição que irão tentar daqui a menos de 6 meses.
Jardel Sebba enfrentará seu arqui-rival Adib Elias, do PMDB, que já foi dado como politicamente morto ao ser derrotado pelo tucano em 2012, mas ressuscitou com a última e esmagadora vitória que teve, para deputado estadual, em 2014, quando, em Catalão, venceu o pleito com 24.500 votos, contra apenas 9 mil para o filho de Jardel, Gustavo Sebba.
Para Jânio Darrot, a ameaça é a candidatura da deputada Flávia Morais, do PDT, que já foi primeira-dama de Trindade por dois mandatos e, também por duas vezes, se elegeu como a deputada federal mais votada da cidade.
Ambos os prefeitos enfrentam os desgastes decorrentes da falta de caixa para tocar as suas respectivas Prefeituras, problema comum aos mais de 5 mil municípios brasileiros. No final das contas, depois de eleitos sob forte expectativa de mudanças e avanços em Catalão e Trindade, acabaram protagonizando gestões convencionais e sem transformações estruturantes para beneficiar a população.