domingo , 24 novembro 2024
GoiásNacional

Definido como ministro da Fazenda do governo Temer, o goiano Henrique Meirelles fará por Goiás o que ele fez em 8 anos no BC, ou seja, nada

O goiano Henrique Meirelles, nascido em Anápolis, está praticamente definido como ministro da Fazenda do governo a ser instalado, daqui a duas semanas, com a posse de Michel Temer na Presidência da República.

Bom para Goiás? Alguns desavisados poderão concluir que sim. Tendo as suas raízes natais em Anápolis, seria lícito supor que Henrique Meirelles tudo faria, dentro das suas responsabilidades e limitações, para colaborar com o Estado de Goiás.

Mas não é bem assim. O novo ministro da Fazenda é um economista frio e técnico, pouco afeito a qualquer outro tipo de conveniência, ou política ou pessoal ou de qualquer natureza. Como presidente do Banco Central por 8 anos, durante os dois mandatos de Lula, Henrique Meirelles sequer veio a Goiás, a não ser por uma única e solitária viagem para fazer uma palestra em Catalão. E não há notícia de que tenha atendido ou apoiado algum pleito do Estado.

Ao contrário, Meirelles no BC foi duro com as tentativas dos Estados de flexibilizar limites de endividamento e outras soluções para fazer caixa e resolver pendências fiscais. A seu favor, diga-se que  que recusou os pleitos de todos os Estados, com os quais foi duro dentro da esfera de competência do Banco Central – e Goiás ficou dentro do bolo.

Enfim: para Goiás, Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda não fará diferença. Nem para melhor nem para pior.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....