quarta-feira , 24 abril 2024
Nacional

Crise da economia e corrupção comprometem os 2 símbolos maiores da industrialização de Goiás: Mitsubishi, de Catalão, e Hyundai, de Anápolis

Os dois maiores símbolos da industrialização do Estado de Goiás estão em baixa.

Antes saudadas e celebradas como locomotivas da economia goiana, a MMC Motors, que fabrica veículos com a marca da Mitsubishi em Catalão, e a CAOA, que produz carros e caminhões de pequeno porte em Anápolis, com a logo da Hyundai, , estão atoladas em dificuldades provocadas pela crise em que o governo Dilma mergulhou o país e também por escândalos de corrupção.

A situação das 2 montadoras é tão grave que a MMC Motors, em Catalão, já demitiu 1.500 trabalhadores e está funcionando apenas 3 dias por semana. Os seus atual e ex-presidentes, Roberto Rittcher e Paulo Ferraz, acabam de ser condenados pela Justiça Federal a 4 anos e 2 meses de prisão, cada um, em razão de fraudes fiscais gravíssimas, praticadas através da distribuição de propinas para obter pareceres favoráveis (junto a um conselho do Ministério da Fazenda), revogando autuações da Receita Federal, em valor superior a R$ 500 milhões.

A CAOA também diminuiu a produção e, igualmente, está envolvida no mesmo imbróglio. Seu dono, o médico Carlos Alberto Oliveira Andrade, foi conduzido coercitivamente para depor na Polícia Federal, no curso da mesma investigação que atingiu a MMC Motors, ou seja, a compra de decisões para diminuir o pagamento de impostos federais.

Além disso, outra apuração policial também tem a MMC Motors e a CAOA como alvos: é a compra de medidas provisórias favoráveis às duas empresas, com a participação de altas figuras da República e até um filho do ex-presidente Lula.

[vejatambem artigos=” 54174,54122 “]

Artigos relacionados