domingo , 19 janeiro 2025
GoiásNacional

Goiás tem possibilidades com o governo Temer, através de Marconi, Jovair Arantes e Lúcia Vânia. Da parte de Meirelles, é melhor não esperar nada

Goiás terá acesso ao governo recém-empossado de Michel Temer através do bom trânsito do governador Marconi Perillo com os escalões nacionais do PMDB e do PSDB e, de quebra, poderá se beneficiar a forte influência do deputado federal Jovair Arantes, o bem sucedido relator da Comissão do Impeachment na Câmara dos Deputados, que circulava como um reizinho na posse do novo presidente, e, em menor grau, da senadora Lúcia Vânia, do PSB, uma vez que há vários senadores com assento no Ministério (e Lúcia Vânia tem interesse em ajudar a filha Ana Carla, secretária estadual da Fazenda).

Há um goiano na equipe de Temer e em posição de total supremacia, praticamente um superministro: Henrique Meirelles. Mas ele é um técnico frio e durão que nunca deu maior importância às suas origens e tende a tratar os pleitos de Goiás com a mesma e igual atenção que dará – ou não – aos demais Estados brasileiros. O projeto de Meirelles é nacional.

Um detalhe importante: afora o pedido de autorização para a contração de novos empréstimos, não há pleitos relevantes para Goiás depositados junto ao governo federal, nesse momento. Pelo menos não com clareza. Uma briga está em andamento, pela redefinição sobre os encargos da dívida do Estado e mesmo um moratória, talvez de 2 anos, para o pagamento das mensalidades. Mas essa é uma reivindicação de caráter geral dos governadores e não exclusiva do governo goiano e é assim que será encarada pelo novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...