Em ampla e detalhada reportagem, o tabloide O Popular mostra que o trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul, “inaugurado” pela presidente Dilma Rousseff em maio de 2014, só foi usado até hoje para apenas 3 transportes (apenas um de cargas) e continua inconcluso.
“O primeiro uso foi em abril de 2015, com o transporte de 18 locomotivas da operadora VLI. Oito meses depois, a primeira e única carga – 26 mil toneladas de farelo de soja da Granol – seguiu para o Porto de Itaqui (MA). Este ano, uma locomotiva da VLI também passou pelo trecho goiano”, detalha O Popular.
A “inauguração”, na verdade, foi mais uma farsa de marketing, em ano eleitoral, tão ao gosto do PT e dos petistas. O trecho goiano da Norte-Sul está longe de ser concluído, principalmente em relação aos pátios operacionais e polos de carga, indispensáveis para a utilização da ferrovia.
Sem a estrutura adequada, não adianta ter os trilhos em condições de uso. Para Goiás, a Ferrovia Norte-Sul, por enquanto, continua sendo somente uma miragem – e mais um embuste das administrações petistas.