sexta-feira , 10 janeiro 2025
GoiásNacional

Oposição torce contra, mas Goiás continua tendo índices positivos na economia: Estado tem 3ª maior taxa de ocupação

Governador Marconi Perillo, entrevista para Rádio Sucesso, e Portal"Mais Goiás", Portal "A Redação' e Portal " Diário de Goiás". Foto: Wagnas Cabral Data: 16.08.2016

Mais um indicador econômico confirma que a atuação do governo Marconi Perillo fará de Goiás o primeiro Estado a virar a página da crise econômica: a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Goiás tem a terceira maior taxa de ocupação de mão de obra do Brasil, com 59,2% de sua população em idade de trabalhar inserida em alguma atividade laboral.

A Pnad é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o índice de Goiás, segundo o levantamento, só é menor que o de Mato Grosso do Sul (61,1%) e Santa Catarina (59,4%); e empata com o registrado pelo Paraná. O destaque de Goiás se dá num momento em que outros indicadores confirmam o reaquecimento da economia do Estado.

O Caged, índice do Ministério da do Trabalho e Previdência Social, que revela o número de empregos gerados no País, apontou o Estado como o maior gerador de vagas formais de trabalho no 1° semestre deste ano, com 16.614 novos postos (1,37% maior que no mesmo período de 2015). O resultado é quase três vezes maior que o do segundo colocado, o Mato Grosso, que encerrou o período com a geração de 5.730 novas vagas. Apenas os dois Estados apresentaram resultados positivos.

A produção industrial de Goiás, por sua vez, também reflete o cenário de alta nos empregos. Em junho, o setor registrou um aumento de 1,4%, na comparação com maio, conforme dados do IBGE. A balança comercial do Estado também sinaliza o momento de recuperação econômica. No primeiro semestre deste ano fechou com um saldo positivo (diferença entre exportações e importações) de mais de US$ 3 bilhões. Isso significa que mais dinheiro de fora entrou na economia goiana do que saiu.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...