O Cartão Reforma anunciado nesta segunda-feira pelo presidente Michel Temer, em pronunciamento na Voz do Brasil, é mais uma boa ideia do governador Marconi Perillo que ganha aproveitamento nacional.
Programas criados pela gestões de Marconi, como o Cartão Renda Cidadã e a Bolsa Universitária, já foram copiados em outros Estados e até pelo governo federal, caso do Bolsa Família, que, segundo reconheceu na época o então presidente Lula, foi decalcado da experiência goiana.
O novo programa do governo federal inspirou-se no Cheque Mais Mais Moradia, do governo de Goiás, que, por sinal, é bem melhor que o Cartão Reforma: enquanto esse libera até R$ 5 mil para cada beneficiado investir em sua casa própria, aquele prevê um limite de até R$ 20 mil para o mesmo fim.
O Cheque Mais Moradia tem diversas finalidades, entre as quais a reforma de unidades habitacionais. E tem uma grande vantagem: funciona de modo sincronizado com os programas de financiamento da Caixa Econômica Federal. O Cartão Reforma do presidente Temer, por enquanto, se limitará a liberar recursos para quem quiser ampliar ou reformar residências.