quarta-feira , 24 abril 2024
GoiásNacional

Programa criado por Marconi serve de base para o Cartão Reforma, que o governo federal lança na próxima quarta-feira para famílias com renda até 3 salários

Criado pelo governador Marconi Perillo em 1999, o programa Cheque Moradia já foi adotado em diversos Estados — entre eles em São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin — e agora será implantado em todo o País pela gestão do presidente Michel Temer. Batizado de Cartão Reforma, o programa será lançado na próxima quarta-feira, dia 9, por Temer e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, com a presença de Marconi e de todos os chefes de Executivo estadual do Brasil.

Em suas redes sociais, Temer detalhou o programa Cartão Reforma, denominação escolhida pelo governo federal para a ação, formulada a partir do Cheque Mais Moradia, denominação adotada em Goiás a partir de 2012. Famílias com renda de até três salários mínimos poderão receber um subsídio de até R$ 5 mil para a compra de material de construção e reforma de suas residências. Ainda nas redes sociais, Alckmin também destacou o Cheque Moradia Paulista na redução do déficit habitacional no Estado.

O programa é baseado na experiência do Governo de Goiás com o Cheque Moradia, que na modalidade Reforma foi lançado em 2003 pelo governador Marconi Perillo e já beneficiou desde sua criação 88.690 famílias no Estado, com um investimento de R$ 185,7 milhões dos cofres públicos. Em visita a Goiânia em junho deste ano, o ministrodas Cidades admitiu que levaria a “experiência de Goiás para o governo federal”.

Em seguida, o ministro recebeu uma equipe da Agehab e da Secretaria da Fazenda de Goiás para uma apresentação técnica sobre o funcionamento do Cheque Mais Moradia. “Inspirado no seu governo, vamos apresentar um programa que possa ser o novo componente social para o Brasil”, disse Bruno ao governador Marconi Perillo, após visita a Goiás.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...