quinta-feira , 14 novembro 2024
Goiás

Caiado tenta atrapalhar Marconi – e prejudicar Goiás –, mas é derrotado no projeto que securitiza os créditos tributários dos Estados

O senador Ronaldo Caiado tenta como pode usar o seu mandato para atrapalhar o governador Marconi Perillo – pouco se importando com as consequências negativas que possam recair sobre Goiás.

Depois de ser derrotado no episódio da medida provisória que autorizou a venda da Celg (ele tentou incluir uma emenda obrigando a utilização dos recursos arrecadados na amortização das dívidas de Goiás com a União e, portanto, proibindo que fossem usados para investimentos), o senador ruralista voltou à carga com uma emenda ao Projeto de Lei Complementar 204, que autoriza a securitização de créditos tributários dos Estados.

Lembrando: o presidente Michel Temer vetou a emenda de Caiado e automaticamente liberou os recursos da Celg para investimentos em Goiás.

Agora, Caiado propôs uma emenda restringindo a cessão de direitos de créditos tributários no exercício do mandato do atual chefe do Poder Executivo. Isso significa que, transformado em lei, o PLC 204 abriria um campo vasto para que os Estados façam dinheiro vendendo o direito de receber determinada dívida tributária (imposto não pago, mas que já foi parcelado), porém não para os atuais governadores.

Segundo o jornal Valor Econômico, edição deste fim de semana, “possível candidato ao governo de Goiás e desafeto político do atual mandatário, Marconi Perillo, Caiado afirmou que seu objetivo era evitar a antecipação de recebíveis pelos governantes de ‘forma predatória’, o que prejudicaria mandatos posteriores”. Na prática, a intenção seria atingir o governador Marconi Perillo e impedir que ele venha a ter acesso aos recursos da securitização.

Mas não deu certo. Caiado sofreu nova derrota: informa o Valor Econômico o relator do PLC 205 no Senado, Paulo Bauer, do PSDB, não acatou a emenda que prejudicaria todos os Estados e adiaria por 2 anos o acesso aos créditos da securitização, exclusivamente para prejudicar o governador Marconi Perillo.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...