quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Serviço de locação de bicicletas públicas inaugurado pela prefeitura de Goiânia funciona mal, segundo reportagem do site A Redação

Os primeiros dias de funcionamento do sistema de locação de bicicletas públicas, inaugurado pela prefeitura de Goiânia, foi marcado por transtornos que incomodaram os potenciais usuários do serviço. É o que afirma reportagem publicada no site A Redação, na última segunda-feira.

“Quase uma semana depois de inauguradas, as bicicletas públicas compartilhadas de Goiânia já apresentam problemas. Erros para validar o pagamento, problemas para retirada e devolução das bicicletas são alguns dos transtornos”, diz o texto. O aluguel da bicicleta é feito através de um aplicativo de celular e custa R$ 4 para um dia, R$ 8 mensal, R$ 35 semestral e R$ 70 anual. “Os problemas foram identificados já na fase do aplicativo”, acusa a reportagem.

Confira um trecho:

Para baixar o aplicativo e preencher o formulário, o tempo gasto pela reportagem foi de pouco mais de três minutos. Mas os problemas começaram logo em seguida. Escolhemos a opção de pagamento diário, onde o valor é de R$ 4, mas no momento de finalizar a operação o aplicativo não forneceu a opção para prosseguir.

Ao entrar em contato com a Central de Atendimento ao Usuário no número fornecido no site do sistema (4003 0397), nossa reportagem ficou na espera por mais de 10 minutos e, sem nenhum atendimento, buscou ajuda no site do serviço, onde só então foi possível finalizar o pagamento. Outro ponto identificado pela nossa equipe foi a ausência da opção de ‘passe diário’ para usuários que resolverem fazer o pagamento diretamente no site.

Após a fase de cadastramento e de efetivação do pagamento, nossa equipe foi às ruas para verificar na prática o funcionamento do serviço já utilizado em várias cidades brasileiras e de outros países. Na nova etapa, mais transtornos. Localizada em frente ao Bosque dos Buritis, a estação 5 apresentou problemas de rede. Segundo a atendente que estava no local, por esse motivo não seria possível retirar as bicicletas. Ainda de acordo com a atendente, a devolução da bicicleta naquela estação poderia ser feita, mas com algumas observações. Por conta do problema de rede, o sistema não iria reconhecer a devolução da bicicleta e, dessa forma, a cobrança iria continuar sendo feito no cartão de credito do usuário.

Ainda aconselhados pela atendente, seguimos para a estação 4, localizada na Praça Cívica. Sem identificar problemas, conseguimos fazer o uso do serviço.  Após escolher a estação e a posição da bicicleta no aplicativo, o veículo foi automaticamente liberado. Após esse procedimento o tempo que poderíamos utilizar a bicicleta era de 60 minutos. Nos domingos e feriados o período passa para 90 minutos, conforme divulgado pela prefeitura.

RECLAMAÇÕES
Na loja de aplicativos para Android, o sistema é avaliado apenas com 3.6 estrelas, refletindo a parcial insatisfação dos usuários. A dificuldade para finalizar o cadastro está entre as principais reclamações.  “Aparece o tempo todo no site, no momento do cadastro, que a sessão expirou. Já entrei no link enviado no e-mail várias vezes e acontece o mesmo”, descreveu Jeovane Vicente em sua avaliação sobre o aplicativo.

A falta de suporte também é uma das reclamações. “Já liguei no atendimento três vezes, porém não resolvem o problema”, relatou uma usuária ao site.

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