sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Educador afirma que “infortúnio administrativo da gestão de Paulo Garcia atingiu em cheio a área da Educação, com grande prejuízos para professores e alunos”

A Educação municipal, ou seja, o ensino fundamental às crianças, inclusive nos CMEIs, ficará para o novo prefeito, Iris Rezende, como uma das piores partes da “herança maldita” do prefeito Paulo Garcia.

A opinião é de um especialista, ou seja, o professor Orley Jose da Silva, doutorando em Ciências da Religião (PUC Goiás), mestre em Letras e Linguística (UFG) e mestrando em Estudos Teológicos (SPRBC), que atua profissionalmente na rede municipal de ensino.

Ele afirma, em artigo publicado no site noticioso A Redação, que “o infortúnio administrativo da atual gestão municipal de Goiânia atingiu em cheio a pasta da Educação. Além do não cumprimento da promessa de campanha eleitoral de universalizar o atendimento às crianças dos 6 meses aos 14 anos de idade, precarizou as condições de trabalho nas unidades educacionais e subtraiu direitos trabalhistas. O déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), inclusive, ainda é de aproximadamente 4 mil vagas”, revela.

A lista de problemas que proliferam na Educação municipal de Goiânia é impressionante, segundo o professor Orley Jose da Silva. Nenhum direito trabalhista dos professores é respeitado, há sobrecarga de trabalho, os salários foram achatados, crianças são espremidas em salas sem o número de professores adequado, parcelas de empréstimos são descontadas nos salários e não repassadas aos bancos, não há computadores, as salas de aulas são superlotadas, não há segurança nas escolas, não há espaço para brincadeira e lazer das crianças pequenas e, finalmente, todos os cargos de confiança foram entregues a apaniguados políticos indicados pelos partidos e sindicatos – o que levou a um aparelhamento nunca visto na Educação municipal.

Ou seja: Paulo Garcia transformou o sistema de ensino público da Prefeitura em lixo.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...