segunda-feira , 29 abril 2024
Goiânia

Raposa no galinheiro: Iris nomeia ex-secretário suspeito de fraude com UTIs em função que cuida da distribuição de pacientes para… UTIs

Fernando e a esposa, Vanessa: depois de virar secretário, ele transferiu para ela cotas de uma empresa suspeita de integrar o esquema de corrupção

É ruim a notícia que chegou do Paço Municipal no começo da noite desta quarta-feira. O prefeito Iris Rezende (PMDB) nomeou o ex-secretário da Saúde Fernando Machado para a Superintendência de Regulação, que cuida da distribuição de pacientes para leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos e conveniados na cidade.

O problema nessa história toda é que Fernando Machado é a pessoa menos recomendável que poderia existir no mundo para este cargo, porque há poucos meses a esposa dele foi denunciada pelo jornal O Popular como suspeita de ser beneficiária de um esquema que lucrava com o direcionamento de pacientes para determinadas UTI, garantindo que os leitos ficassem sempre cheios e o bolso dos médicos e proprietários de hospitais, sempre abarrotados.

A denúncia formalizada em julho pelo Ministério Público apontou que vários encaminhamentos foram “desnecessários”. Além disso, segundo a investigação, em alguns casos o estado de saúde era agravado para provocar a internação nos hospitais particulares, colocando em risco a vida de pacientes.

De acordo com documentos e provas levantadas pelo Ministério Público, a Organização Aparecidense de Terapia Intensiva Ltda. (Oati) era uma das 18 empresas que pagavam propina a médicos, enfermeiros e motoristas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para ter prioridade na hora de receber pacientes na UTI. Uma das donas era Vanessa Gomes Maciel, que, pasme leitor, recebeu as cotas como presente do marido pouco depois que ele virou Secretário da Saúde de Goiânia.

A explicação de Fernando para transferência de cotas foi risível: “Estava sem tempo para acompanhar os negócios”.

Não bastasse o passado nebuloso de Fernando Machado, soma-se o fato de ele ter sido o secretário da Saúde de Paulo Garcia (PT) durante todos os anos da administração do petista. E uma das áreas que transformaram em Paulo no pior prefeito da história foi justamente a Saúde. Fernandinho foi um desastre.

E agora, pelas mãos de Iris, está de volta.

[vejatambem artigos=” 54750,54748 “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...