segunda-feira , 29 abril 2024
Goiânia

Por ligação com a Ditadura, vereadores repudiam criação de medalha com nome de tio de Caiado

A Câmara Municipal de Goiânia avisou ao vereador Paulo Daher (DEM) que vai barrar a proposta de criação da medalha Emival Caiado caso ele insista no projeto – que foi tirado da pauta nesta quarta-feira por pedido de vista do vereador Anselmo Pereira (PSDB). Daher, que é aliado do sobrinho de Emival, o senador Ronaldo Caiado, quer que a medalha homenageie pessoas que lutam contra corrupção. A maioria dos vereadores acha inaceitável celebrar uma figura que apoiou a ditadura militar.

Emival foi deputado federal (1955 a 1971) e senador (1971 a 1974), assim como o sobrinho. É irmão de Ecival (ex-deputado) e Edenval, pai de Ronaldo. Os três foram filhos do ex-governador Totó Caiado.

As críticas mais duras partiram da vereadora Tatiana Lemos, filiada a um partido (PCdoB) que nasceu pelas mãos de opositores do regime militar e que, segundo ela, teve a família perseguida pela repressão. “É uma afrontar criar medalha com nome de uma pessoa que apoiou a ditadura. Eu não consigo ficar calada diante de uma barbaridade como esta porque tive uma tia torturada e um pai perseguido. É desrespeitoso com todos que sofreram com o regime”.

Romário Policarpo (PTC) endossou as críticas e disse que votará contra a criação da medalha se Paulo Daher não mudar o nome do homenageado. “Jamais apoiarei esta iniciativa. Aqueles que fecham os olhos para ditadura fecham os olhos também para o Holocausto. Foi o momento mais doloroso do Brasil e aprovar este projeto seria incoerente por parte da Câmara”. Sabrina Garcêz (PMB) classificou como “absurda” a ideia de “homenagear alguém ligado à ditadura”.

A discussão tornou-se acalorada quando Daher, nervoso, contra-atacou Tatiana dizendo que ela tem o pôster de um “assassino” no gabinete (o guerrilheiro cubano Ernesto Che Guevara) e que queria ter mostrado a biografia de Emival à colega, mas que nunca a viu no gabinete para que pudessem conversar. “O senhor me respeite. Nunca marcamos nada no meu gabinete e, a partir de agora nunca marcaremos. É um grosso, mal educado e que não merece respeito. Nunca mais afronte a memória da minha família e das pessoas que brigaram para que o senhor tenha o direito de estar aqui, hoje, falando suas bobagens”, reagiu Tatiana

Vereador mais antigo da Casa, Anselmo Pereira (PSDB) subiu à tribuna para acalmar os ânimos e avisou Daher que tiraria o projeto de tramitação com um pedido de vistas. “Vamos deixar os mortos descansarem em paz, meu amigo”. Daher, teimoso como Ronaldo Caiado, afirmou que não aceita mudar o nome do homenageado.

Foi uma surra histórica.

[vejatambem artigos=” 63622,63619,63693,63689 “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...