sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Iris desmonta Ciams do Jardim América na calada da noite. Pacientes apostam em fechamento

O exemplo do Centro Integrado de Assistência Médico Sanitária (Ciams) do Setor Urias Magalhães permanece vivo na cabeça do goianiense. Fechado desde dezembro de 2013 para uma reforma que deveria ser simples, a unidade nunca abriu as portas. O mesmo pode estar acontecendo agora no Ciams do Jardim América, que por ordem do prefeito Iris Rezende (PMDB) começou a ser desmontado na calada da noite.

Reportagem do jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, do dia 15 de setembro revela que todos os aparelhos de ar condicionado foram retirados na surdina. O mobiliário também está indo embora, aos poucos. Remédio na unidade, já não há mais. No entanto, apesar do claro desmonte, a prefeitura nega que o Ciams vá fechar as portas. Para os pacientes que vivem na região, o fechamento é iminente e vai repetir o roteiro de abandono ao qual foi submetido o Ciams do Urias Magalhães.

A presidente do Conselho de Saúde do Jardim América, Cleonice Ribeiro de Carvalho, afirma que não houve diálogo, por parte da prefeitura, antes de se iniciar o fechamento gradual do centro de atendimento. “Já começaram a tirar os [aparelhos de] ar condicionado. Já tiraram servidores. Hoje tirou o pessoal da limpeza. Então…”, afirma. A reivindicação de Cleonice é para que a reforma seja realizada em etapas e sem exigir o fechamento do Ciams.

A Comissão de Direito Médico da OAB visitou a unidade e constatou que funcionários já realizam o inventário de móveis, no que foi considerado como primeiro passo para o fechamento. “Verbalmente ela [diretora do Ciams] não confirmou, porque ela não poderia confirmar isso. Mas é fato que estão fazendo inventário dos objetivos e utensílios do Cais. Não existe explicação para se fazer inventário se não for pelo fechamento da unidade“, diz João Ricardo Tavares, representante da comissão.

Confira reportagem da TV Serra Dourada:

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...