segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

Entre cotados ao Senado, Marconi é o mais influente nas redes sociais, segundo levantamento

Entre os nomes cotados para participar da disputa pelas duas vagas de senador na eleição de 2018, em Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) é o mais influente nas redes sociais. A conclusão é de um estudo realizado pela Eureka Comunicação com base nas páginas que os políticos mencionados no noticiário têm no Facebook e no Twitter, entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro de 2017. Os dados foram publicados na edição desta quinta-feira do jornal Diário da Manhã.

Os perfis de cada pré-candidato foram avaliados a partir de três critérios: interações (que se refere à quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets), alcance (divisão do número de interações pelo número de seguidores e fãs no período analisado) e engajamento (razão entre interações e o número de postagens). Cada um destes itens pode variar de um a 11 e a soma deles forma o índice influência.

Marconi registrou pontuação sete em interações, seis em alcance e nove em engajamento. Alcançou 22 pontos de influência. Na segunda colocação, apareceu o deputado federal Delegado Waldir (PR), cotado para ser candidato na vaga do governadoriável Ronaldo Caiado (DEM). Waldir anotou notas oito, sete e cinco, respectivamente, o que dá somatório de 20. Na terceira posição está o vereador em Goiânia Jorge Kajuru: sete pontos em interação, cinco em alcance e sete em engajamento, totalizando 19.

A reportagem destaca que há casos de políticos que atualizam perfil em apenas uma das redes sociais, como é o caso de Waldir (que é atuante só no Facebook). Em stiuações como a dele, as estatísticas da página inativa são descartadas. Há também o caso de Demóstenes Torres (DEM), que apesar de estar no Face e no Twitter, não publica com freqüência há bastante tempo. Por este motivo ele recebeu nota mínima (três em influência).

A sequência do ranking tem a senadora Lúcia Vânia (PSB), com 18 pontos de influência; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, Vilmar Rocha (PSD), com 16; o senador Wilder Morais (PP), com 15; a deputada federal Magda Mofatto (PR), com 14; o deputado federal Pedro Chaves (PMDB), com 12; o deputado federal Jovair Arantes (PTB), com 12 também; e Demóstenes, como dito acima, com três.

Abaixo, a íntegra do estudo:

Marconi Perillo (PSDB)

Interações = 7 Alcance = 6 Engajamento = 9 INFLUÊNCIA = 22

Delegado Waldir (PR)

Interações = 8 Alcance = 7 Engajamento = 5 INFLUÊNCIA = 20

Jorge Kajuru (PRP)

Interações = 7 Alcance = 5 Engajamento = 7 INFLUÊNCIA = 19

Lúcia Vânia (PSB)

Interações = 6 Alcance = 5 Engajamento = 7 INFLUÊNCIA = 18

Vilmar Rocha (PSD)

Interações = 6 Alcance = 5 Engajamento = 5 INFLUÊNCIA = 16

Wilder Morais (PP)

Interações = 6 Alcance = 5 Engajamento = 4 INFLUÊNCIA = 15

Magda Mofatto (PR)

Interações = 5 Alcance = 4 Engajamento = 5 INFLUÊNCIA = 14

Pedro Chaves (PMDB)

Interações = 4 Alcance = 3 Engajamento = 5 INFLUÊNCIA = 12

Jovair Arantes (PTB)

Interações = 4 Alcance = 2 Engajamento = 6 INFLUÊNCIA = 12

Demóstenes Torres (PTB)

Interações = 1 Alcance = 1 Engajamento = 1 INFLUÊNCIA = 3

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....