quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Aniversário de Goiânia: com Iris, cidade vive dias ainda piores do que vivia com Paulo Garcia. Quem diria!

Poucos imaginavam que isso pudesse acontecer, mas fato é que ao celebrar os seus 84 anos, Goiânia vive dias ainda piores do que vivia com o finado Paulo Garcia (PT), que a população acreditava ser o pior prefeito entre todos que já administraram e que administrariam a cidade no futuro.

O octagenário Iris Rezende (PMDB) não dá mais conta das complexas demandas de cidade, que se modernizou, se desenvolveu e que abriga gente que vem do Brasil inteiro. Iris não entende que esta não é mais a cidade da década de 60, quando ele foi eleito prefeito pela primeira vez.

O velho cacique do PMDB sustenta a certeza de que ainda é possível resolver os problemas da cidade com os arcaicos mutirões, um expediente administrativo ultrapassado que consiste em pintar meios fios e roçar jardins para dar aos moradores a falsa impressão de que Goiânia vai bem. Mas não vai.

Enquanto o Estado gaba-se de ter transformado os hospitais da rede pública em centro de excelência e modernidade, os cais e postos de saúde avançam na direção contrária. Estão cada mais sucateados, combalidos, arrasados pela ação do tempo e pela falta de manutenção. Há poucos dias, mais dois Cais foram fechados: Jardim América e Guanabara. E tudo indica que vários outros serão fechados pelo simples motivo de que a prefeitura não consegue gerí-los.

A coleta de lixo voltou a ser um drama na vida das pessoas. São dez, até 20 dias sem a visita do caminhão coletor em alguns bairros. Há quem diga que a precarização do serviço é obra de quem quer forçar a privatização da Comurg. Outros dizem que é incompetência mesmo.

Em 2005, logo que retornou à prefeitura depois de mais de 40 anos, Iris suspendeu contratos de terceirização de limpeza urbana. Arrotou que a prefeitura economizaria e prestaria serviço de melhor qualidade na Comurg. Quem não se lembra da apedrejada empreiteira Qualix? Agora, ameaça fazer o movimento contrário, deixando a clara impressão de que estão todos perdidos no Paço. Ninguém sabe o que fazer.

É desse jeito que Goiânia completa 84 anos. Mais feia e suja do que nunca, negando até o reajuste da data-base aos servidores que por ela trabalham todo dia. Estamos no fundo do poço? Da mesma forma como não estávamos com Paulo Garcia, é forçoso acreditar que ainda é possível piorar.

Não temos motivos para comemorar. Mesmo assim, parabéns, Goiânia.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...