quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Desesperado por dinheiro, Iris faz terrorismo fiscal e deflagra blitz para procurar os chamados “puxadinhos”

Iris Rezende só quer saber de arrecadar. Agora ele coloca o terrorismo fiscal nas ruas e mandar os fiscais procurarem os chamados puxadinhos.

O prefeito não administra mais a cidade. Só que arrumar dinheiro pro caixa, em vez de cortar gastos, baixar os altos salários dos comissionados e acabar com os desperdícios.

A Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia fez hoje, 1º, outra grande operação fiscal, a fim de verificar in loco a área construída dos imóveis da Capital. As ações, comandadas pela área de cadastro imóbiliário da Sefin, miram as propriedades com dois ou mais pavimentos e que já haviam sido objetos de levantamentos feitos por fotos aéreas, oportunidade em que foi constatado acréscimo de área.

De acordo com Vera Moura, diretora do cadastro imóbiliário da Capital e uma das coordenadoras da ação, hoje é a segunda fase de uma operação que iniciou com os levantamentos feitos por ortofotos e a notificação e posterior cobrança dos imóveis térreos que apresentaram acréscimo de área em relação ao cadastro imobiliário da Prefeitura. “Agora é uma segunda etapa, mirando aqueles imóveis que tenham um segundo ou mais pavimentos”, informou.

De acordo com o Código Tributário Municipal, Lei 5.040, de novembro de 1975, todos os proprietários de imóveis devem, obrigatoriamente, informar ao município quaisquer alterações que porventura sejam realizadas em seus imóveis e que possam alterar a base de cálculo do imposto predial e territorial urbano (IPTU). Não o fazendo e constatada a ampliação, a lei determina que seja cobrado o imposto sobre a área ampliada e, no exercício seguinte, aplicada a multa pela não comunicação dessa ampliação.

Em 2016, a Prefeitura aplicou cerca de 122 mil multas pela infração ao artigo 38 do Código Tributário Municipal. Algo em torno de 900 proprietários recorreram contra a cobrança e a partir da fiscalização presencial feita nesses imóveis constatou-se diferenças de área que não ultrapassavam 30 metros, mas em todas haviam sido feitas intervenções.

Vera Moura explica que essa etapa de fiscalização in loco será feita por bairros. A princípio, segundo a diretora, a operação se concentrará no Setor Marista, bairro nobre da capital, onde existem cadastrados cerca de 2 mil imóveis. “Desse total de imóveis, 600 inscrições já foram fiscalizadas na primeira etapa enquanto térreo e agora nós selecionamos outros 363 imóveis que estão com divergências de área no nosso cadastro imobiliário em relação à foto aérea”, ressaltou.

A Secretaria de Finanças lembra, também, que em dezembro de 2015, através do Edital de Convocação nº 2, a Prefeitura convocou todos os proprietários dos mais de 670 mil imóveis de Goiânia a realizarem a atualização cadastral de seus imóveis junto à diretoria de cadastro imobiliário, informando, se fosse o caso, as ampliações realizadas nas suas propriedades. Apenas 100 proprietários, no entanto, atenderam ao chamamento.

Moura adiantou que as operações irão continuar indefinidamente e orientou os proprietários de imóveis, que queiram regularizar a sua situação cadastral junto ao município de Goiânia, a procurarem a loja do Atende Fácil da Prefeitura ou umas das unidades do Vapt Vupt onde haja guichês da administração municipal, para que façam a atualização do cadastro imobiliário, informando todas as alterações que porventura tenham sido feitas nos imóveis.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...