sábado , 7 março 2026
Nacional

É bom Lula ficar esperto… Ele pode ser preso nos próximos dois meses

O ex-presidente Lula pode ser preso em poucos meses, de acordo com criminalistas que foram ouvidos pela Folha de S.Paulo.

Os advogados especialistas explicam que o desembargador Leandro Paulsen, revisor do processo de Lula no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e presidente da 8ª Turma, que julga nesta quarta (24) nos recursos do petista, foi claro ao dizer que isso ocorrerá logo depois que sejam julgados os embargos que os advogados do ex-presidente ainda podem apresentar ao tribunal.

Havia expectativa de que Lula pudesse recorrer aos tribunais superiores, em Brasília, em liberdade e até que pudesse sair em campanha pelo país enquanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não julgasse se ele poderia ou não concorrer, mesmo condenado.

Paulsen jogou água fria nessa possibilidade ao dizer claramente que o TRF-4 determina a prisão imediata de condenados depois de esgotados os recursos na corte. O STF (Supremo Tribunal Federal) já afirmou que a detenção é possível depois que um réu tem sentença condenatória confirmada por um tribunal de segunda instância.

Artigos relacionados

Nacional

Moraes nega prisão domiciliar a Bolsonaro e mantém ex-presidente na Papudinha

Pedido negado O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes,...

Nacional

Adolescente mata ex-namorada e mulher em padaria de Ribeirão das Neves (MG)

Feminicídio Um adolescente de 17 anos foi apreendido após matar a ex-namorada,...

Nacional

Homem é preso por manter companheira acorrentada em área rural do RS

Absurdo Um homem de 28 anos foi preso em flagrante pela Polícia...