domingo , 24 novembro 2024
Goiás

Tribunal de Justiça derruba lei que recriou 800 cargos comissionados para Vapt Vupt

Manchete de O Popular destaca que  a Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) declarou inconstitucional a Lei 19.611/2017, que recriou 800 cargos comissionados na estrutura do governo estadual, a maioria deles (548) destinada às unidades do Vapt Vupt.

Reportagem aponta que a decisão foi por unanimidade dos integrantes da Corte. Com isso, os cargos foram extintos porque a lei foi anulada por vício de constitucionalidade. A decisão tem efeitos a partir do julgamento.

Assim, os servidores comissionados nomeados para os cargos não terão de devolver os valores eventualmente recebidos pelo trabalho prestado durante o período em que a lei teve vigência (ela foi aprovada pela Assembléia Legislativa em maio do ano passado).

“Mas, logicamente, sendo a lei criadora dos referidos cargos declarada inconstitucional, os mencionados cargos deixam agora de existir validamente”, diz trecho da decisão.

O Popular ressalta em outra reportagem que a criação e recriação desses cargos comissionados foi cercada de polêmica desde o início.

Reportagem explica que em março do ano passado, os 800 cargos foram criados na estrutura do governo do Estado por meio de uma emenda ” jabuti” (quando se inclui matéria de assunto alheio ao tema principal de algum projeto de lei).

O texto foi inserido pelo líder do governo na Assembléia Legislativa de Goiás, Francisco Oliveira (PSDB) em uma matéria do governo do Estado que incluía a inclusão da Fundação de Previdência Complementar do Estado (Prevcom-GO) na lista de órgãos jurisdicionados à Secretaria da Fazenda.

O procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a lei, porque ela contrariava outra norma constitucional, a que estabelece que a criação de cargos no Executivo é privativa do governador.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....