segunda-feira , 18 novembro 2024
Goiás

Hutrin é mais um hospital do Estado gerido por OS a receber acreditação nacional

O Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin), administrado desde 2014 pelo Instituto de Gestão em Saúde (Gerir), será recomendado para receber o Certificado de Qualidade Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O pedido será feito pelos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), que estiveram na unidade nesta segunda (29) e terça-feira (30/01), quando percorreram os departamentos para verificar os requisitos de qualidade assistencial e segurança para o paciente.

Na prática, isso significa que a unidade, após a homologação da certificação, que deve ocorrer em 30 dias, passará a fazer parte de um grupo seleto de 4,61% dos 6.140 hospitais de todo o Brasil, que possuem a acreditação. A avaliadora líder do Ibes, Paula Nahas, disse que a unidade se tornou referência regional, com resultados reconhecidos. “Encontramos um hospital com amadurecimento, não apenas na gestão de processos, mas também no crescimento profissional e pessoal, com um engajamento das equipes de encantar os olhos”, avaliou.

Após a visita, Paula destacou ainda que o Hutrin possui a capacidade de envolver o usuário nos processos e gerar melhorias internas, com resultados em tempo real e disponibilização dos indicadores. Também destacou a implantação do sistema de notificação informatizada, a gestão e a organização dos setores e as campanhas e metodologias de conscientização de higienização das mãos. Paula informou, ainda, que o Ibes deve retornar a unidade após oito meses para uma visita de manutenção.

Alta Complexidade – O superintendente-técnico do Instituto Gerir, José Mário Meira Teles disse que a certificação será, acima de tudo, o reconhecimento da melhoria da qualidade da assistência implementada nos últimos anos e o cumprimento das metas do Plano de Governo do Estado, traçado pelo governador Marconi Perillo. Ele ressaltou sua gratidão aos que colaboram e colaboraram com a evolução da unidade: “Quero agradecer a cada um que contribuiu neste percurso, que vai agora colocar o Hutrin neste seleto grupo de hospitais acreditados.” Segundo Teles, estão previstas para este ano a implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a aquisição de um tomógrafo, além da criação de uma ala de maternidade. “Nosso objetivo é transformar o Hutrin em um hospital de alta complexidade”, afirmou.

Avanços – O Hutrin conta 54 leitos de internação, sendo 19 leitos na Clínica Médica; oito na Clínica Cirúrgica, 11 na Clínica Obstétrica e 16 leitos de observação. Possui uma equipe médica reforçada no Pronto Socorro, laboratório e raio-x, além do atendimento ambulatorial e cinco equipes de cirurgias: Urologia, Mastologia, Ortopedia, Obstetrícia e Cirurgia Geral. A unidade dispõe, ainda, das especialidades de Pediatria, Psicologia, Cardiologia, Angioplastia, Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social. Também foram implantados o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e a Equipe Multidisciplinar, que oferecem aos internos um acompanhamento integral.

Ainda foram criados o Código de Conduta Ética Profissional e as comissões de Ética Médica e de Enfermagem. Já o acesso aos dados do paciente tornou-se mais ágil e seguro, pois a unidade adotou o Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP).

Estrutura – Na parte física do Hutrin, dentre os principais avanços estão a ampliação e a reforma completa do prédio; a construção da área administrativa e de um refeitório moderno – que serve mais de 300 refeições diárias para pacientes, acompanhantes e colaboradores; a readequação das salas de internações; novas camas e televisores de led em cada enfermaria e a aquisição de novas poltronas para o repouso dos acompanhantes.

O Hutrin também investiu na ampliação e climatização das recepções, no reforço da segurança patrimonial, no monitoramento de entrada e saída de veículos e em uma estrutura moderna da farmácia e implantação do Programa de Tratamento dos Resíduos Sólidos.

ESTADO – O Governo de Goiás investiu na assistência à saúde da população, que deu um salto qualitativo com a administração dos hospitais estaduais em parcerias com o terceiro setor – as organizações sociais em saúde (OSS). Atualmente, 17 unidades são administradas por OSS. Após a mudança, as unidades passaram por melhorias em suas instalações, com reformas e ampliações, além de aumento no volume e qualidade de serviços ofertados. Como resultado, essas unidades tem recebido a certificação de qualidade junto à Organização Nacional de Acreditação – ONA.

Atualmente, quatro hospitais do Estado possuem a acreditação – Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO).

Acreditação – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é membro da maior entidade de acreditação de serviços de saúde no mundo, a International Society for Quality in Health Care, a ISQua. O título é concedido às instituições de saúde que cumprem rigorosos protocolos para a segurança do paciente. A organização tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...