sábado , 20 abril 2024
GoiásNacional

Desfeita: Caiado dá bolo no comando do Podemos

Estava marcado um encontro entre a cúpula do Podemos (ex-PTN) em Goiás, o senador Álvaro Dias (candidato do Podemos à Presidência da República), e o senador Ronaldo Caiado (DEM), na última terça-feira, no Senado.

Apesar da investida de aliados do senador para anexar o partido há algumas semanas, que provocou reações do presidente do diretório regional, Sandro Resende, o Podemos estava disposto a conhecer a plataforma eleitoral de Caiado – como está aberto a ouvir os outros candidatos – e, se fosse o caso, estabelecer uma aliança com base em afinidades programáticas. Mas o improvável aconteceu: Caiado deu bolo e sequer apareceu para conversa.

O gabinete dele informou que estava em São Paulo no horário marcado para a audiência. Incomodados com a deselegância de Caiado, Álvaro e o comando do Podemos em Goiás decidiram eliminar qualquer possibilidade de composição com o DEM no Estado. Afinal, pensaram, um político que não honra a própria agenda honraria os termos de um acordo político, o que é muito mais sério?

Este é mais um indicativo da personalidade difícil do senador, que apesar de ser o líder em todas as pesquisas de intenção de voto para o governo, caminha isolado e sem o apoio de nenhum partido de médio ou grande porte em Goiás, como PP, PSD, PR, PTB ou o próprio Podemos. Caminham com Caiado sete ou oito pequenas siglas, graças a costuras que parecem ter sido consumadas não com conversas – algo para o qual o senador não tem vocação, mas com cargos da prefeitura de Goiânia, administrada pelo aliado Iris Rezende (MDB).

Há algumas semanas, Caiado tentou arregimentar o Podemos à fórceps, articulando a filiação em massa de prefeitos do MDB simpáticos a ele, como Adib Elias (Catalão), Paulo do Vale (Rio Verde) e Ernesto Roller (Formosa), e do deputado estadual José Nelto e um golpe para tomar o comando da agremiação. O Podemos em Goiás reagiu. Seu presidente, Sandro Resende, esclareceu que nenhuma tentativa de “anexação” da sigla teria êxito: tudo haveria de ser feito com diálogo.

Como Caiado não dialoga com ninguém, as tratativas terminaram aí.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...