sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Juiz de Goiânia nega medida protetiva a 2 mulheres e 1 travesti agredidos

O juiz Joseli Luiz Silva, da comarca de Goiânia, negou, num só plantão, medidas protetivas para 2 mulheres e 1 travesti vítimas de agressão.

Ao negar os pedidos, o juiz escreveu: “é lamentável que a mulher não se dê ao respeito e, com isso, faz desmerecido o Poder Público (…). Se a representante quer mesmo se valorizar, se respeitar, se proteger, então bata firme, bata com força, vá às últimas consequências, e então veremos o quanto o couro grosso do metido a valente suporta. É fazer valer a Lei Maria da Penha ou esqueça dela”.

Sobre o pedido do travesti, o juiz disse: “deveria o requerente provar (além da violência doméstica) que possui aparelho reprodutor feminino, completo”. As decisões foram publicadas no último dia 10 de março.

Medidas protetivas são requeridas à Justiça quando as vítimas procuram a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Visam protegê-las enquanto se desenrola a investigação e, normalmente, estabelecem uma distância mínima entre o agressor e a vítima. Em muitos casos, o agressor é obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) criticou as decisões do juiz. “Ele usa termos que, infelizmente, desmoralizam o Judiciário e que deixam o cidadão bastante constrangido diante de uma situação de violência”, disse a conselheira Eliane Simonini.

A delegada Ana Elisa Martins, titular da Delegacia da Mulher, também lamentou: “todos nós que estamos trabalhando na área de combate à violência e gênero e violência doméstica ficamos muito assustados com o conteúdo das decisões. Desqualificar as vítimas, dizer que elas não se dão ao respeito, que a mulher não sabe o seu lugar, tudo isso vai contra o que nós estamos tentando mudar e desconstruir no combate ao machismo”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...