quarta-feira , 15 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

Caiado x Daniel: semana promete lances espetaculares

A guerra entre o deputado federal Daniel Vilela (MDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM) pelo controle do MDB na eleição para governador promete lances espetaculares nesta semana.

É grande a expectativa para o encontro que a ala do MDB pró-Caiado realizará na próxima terça-feira, na Assembleia Legislativa. Neste ato, o grupo promete radicalizar em defesa do senador e atacar o pré-candidato do partido, o deputado federal Daniel Vilela (MDB). Tende a sair de lá uma declaração de guerra que esfacelará a oposição de uma vez por todas.

Num esboço do que virá, o deputado estadual José Nelto (MDB) sugeriu há poucos dias que o racha na oposição é irreversível e que não há perspectiva de acordo – ou mesmo de se estabelecer uma relação respeitosa – entre aliados de Caiado e de Daniel.

O meio político espera que o prefeito Adib Elias oficialize em público o que disse em Catalão, a vereadores da sua base: que apoiará o senador e que não quer nem conversa com o deputado. Pode ser também nesta semana que o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, trará a público a decisão já consumada de se desfiliar do MDB para marchar com Caiado.

E quanto a Ernesto Roller e Renato Castro, prefeitos de Formosa e Goianésia, respectivamente? A aposta geral é a de que se virem os colegas Adib e Paulo do Vale deixando o MDB, eles sairão junto.

Muito se comenta também a respeito da reação que Daniel terá ao grito de guerra que a ala pró-Caiado lançará contra ele na terça-feira. De imediato, o que se espera é um expurgo geral dos conspiradores que não saíram do partido por conta própria. Vale lembrar que o deputado é o presidente do MDB em Goiás.

Por fim, mas não menos importante, José Nelto deve ser destituído da função de líder do MDB na Assembleia se participar do encontro. O último aviso foi dado na quinta-feira, na tribuna da Casa, pelo deputado Waguinho Siqueira. Nem ele, nem Bruno Peixoto e nem Paulo Cézar Martins concordam que ele participe deste ano como líder da bancada.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...