sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Exclusivo: Kajuru pedirá convocação do promotor Érico na CEI da Saúde

O Goiás 24 Horas informa em 1ª mão que o vereador Jorge Kajuru (PRP) apresentará, na próxima sessão da Comissão de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal que investiga suspeitas de irregularidades na Saúde de Goiânia, requerimento de convocação do promotor Érico de Pina Cabral. 

Kajuru quer esmiuçar as chocantes declarações que o promotor deu na última terça-feira a respeito da prefeitura de Goiânia. Érico disse que “o que a Secretaria de Saúde de Goiânia está fazendo chega a ser criminoso, porque as pessoas estão morrendo por falta de gestão, por falta de sensibilidade de quem administra os recursos e trata as pessoas”.

Leia, na íntegra, as graves denúncias de Érico de Pina sobre a saúde da capital:

REGULAÇÃO
“Conversando com um médico, ele me contou que como eles não recebem mais a complementação para a realização de exames, eles tiveram que parar porque o valor de R$ 30 não paga nem a manutenção do aparelho. Esse complemento foi suspenso pela Prefeitura de Goiânia, a Prefeitura de Aparecida continua pagando para os laboratórios, então lá nós temos condições de fazer exames, no entanto, não temos a oferta de determinados serviços. E a fila está aumentando, Goiânia não regula, esse sistema de software não funciona adequadamente e deixa todo mundo na mão. Para se ter uma ideia, o CRER, que é um hospital de referência, pela primeira vez, não bateu a meta de exame, porque o software designa um exame para a rede pública, um para a filantrópica e um para a privada, uma distribuição igual. Com isso, o tomógrafo fica parado porque ele não recebe exames que tem capacidade para fazer e a população na fila esperando por isso. Aqui em Goiânia têm algumas distorções que são inadmissíveis em uma situação de caos que vive a saúde. Concordo absolutamente que a regulação seja passada para o Estado. Em Aparecida, nós estamos fazendo um levantamento do que nós pagamos de pactuação para Goiânia e não estamos sendo atendidos, para nós despactuarmos. Ou vamos despactuar administrativamente, ou vamos para a Justiça. Nós não vamos pagar o que nós estamos pagando. O Ministério Público de Aparecida não vai aceitar o município pagar um monte de exames e cirurgias que a secretaria de Goiânia faz a contenção, e não regula os nossos pacientes. Ou seja, nós vamos despactuar, vamos pegar o dinheiro daqui e passar para Aparecida e comprar o serviço lá”.

PACTUAÇÃO
“Os municípios vêm direto para Goiânia comprar, então nós compramos 200 consultas cardiológicas, 100 exames renais, não sei quantas cirurgias, e Goiânia recebe esse dinheiro. Goiânia pega o dinheiro dos municípios, que nós chamamos de pactuação, mas não oferece o serviço, ninguém consegue nada aqui mais. O que acontece, por exemplo, com a UTIs: o município não paga o complemento que recebe do Governo Federal e Estadual para a UTIs, os hospitais privados retêm os leitos; que até poucos dias não tinha recebido um centavo esse ano, e eles não tem como tocar dois ou três meses sem receber. O Ministério da Saúde pega o nosso dinheiro de Aparecida e passa diretamente para o tesouro de Goiânia. O dinheiro demora 60 dias para receber. Primeiro presta-se o serviço, depois presta-se as contas, elas são auditadas e na sequência, o município paga cada prestador. Em Goiânia, o prestador faz o serviço, atende e não receber, então ele para de fazer o serviço. Quem paga por isso? As pessoas. Quando Goiânia “organiza” a saúde às custas das vidas das pessoas pobres, carentes e doentes. O que a Secretaria de Saúde de Goiânia está fazendo chega a ser criminoso, porque as pessoas estão morrendo por falta de gestão, por falta de sensibilidade de quem administra os recursos e trata as pessoas”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...