quinta-feira , 15 maio 2025
Goiânia

Justiça bloqueia bens de Andrey por contratação irregular de fotossensores

O Tribunal de Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-secretário municipal de Trânsito (SMT) e hoje presidente da Câmara, Andrey Azeredo (MDB), e de outros 4 gestores da pasta pela contratação irregular de fotossensores na prefeitura de Goiânia. 

Consta na ação, proposta em 2016, que a Trana Tecnologia, responsável pela operação dos equipamentos de monitoramento de trânsito, firmou contrato com a então AMT em 2010, com o prazo de duração de 48 meses. Após a contratação, a empresa firmou outros cinco termos aditivos que estenderam o contrato por mais 12 meses. 

Em 2015, durante a administração dos ex-secretários José Geraldo e Andrey Azeredo, o contrato foi prorrogado por mais duas vezes, violando o prazo máximo permitido pela Lei de Licitações. Para o promotor, por terem ultrapassado o prazo legal de duração de contratos administrativos, em contratação direta ilícita, os ex-secretários feriram os princípios da legalidade, da impessoalidade e da eficiência. 

Fernando Krebs, promotor responsável pela denúncia, destacou ainda que, entre 2010 e 2015, os gestores tiveram cinco anos para preparar novos termos de referência, editais de concorrência pública e concluir um processo licitatório para contratar uma empresa para gerir os fotossensores da capital. Apesar disso, “se descuraram de seus deveres a fim de favorecerem a empresa Trana com prorrogações contratuais ilícitas, literalmente fabricando uma situação para tentar justificar uma contratação direta por meio de prorrogação contratual”.

Artigos relacionados

Goiânia

Jovem assassinada em distribuidora de bebidas em Goiânia deixou filha de 4 anos

Tristeza A jovem Ellen Cristina Caetano, de 19 anos, que foi assassinada...

Goiânia

Motorista bêbado atropela e mata idosa que varria calçada em Goiânia

Irresponsabilidade Um motorista bêbado atropelou e matou uma idosa de 73 anos,...

Goiânia

Goiás violento: idoso mata ex-esposa dentro de atacadista em Goiânia

Feminicídio Um idoso de 62 anos matou a ex-esposa dentro de um...