Mudanças implementadas no jornalismo dos veículos de comunicação da ABC (TV e Rádio Brasil Central) pelo atual gestor da autarquia, o jornalista João Bosco Bitencourtt, já são visíveis e os resultados já são contabilizados. Uma prova disso é que o reposicionamento de marca da agência virou tema de trabalho na universidade Araguaia, em Goiânia.
O estudante do 5º ano de jornalismo, Jonathan Cavalcante, entrevistou o presidente do órgão, quando quis saber por que a interatividade foi escolhida como objeto principal para o reposicionamento de marca da TBC e RBC. Na oportunidade, o estudante também perguntou o que motivou a empresa fazer as mudanças.
Em resposta, o presidente da ABC pontuou que interatividade é o que move o mundo moderno na era digital. E que as mudanças implantadas são o reflexo da modernização das plataformas para aproximar e dar voz à sociedade, cumprindo o papel de emissoras públicas.
Segundo, Jonathan Cavalcante, a ABC foi escolhida como um dos objetos a serem analisados pelo trabalho da faculdade porque a TV e Rádio Brasil Central são grandes veículos de comunicação no Centro-Oeste. “A gente como estudante busca sempre aprender com quem faz jornalismo sério e com credibilidade. E a ABC por meio da TV e Rádio Brasil Central sempre apresentaram esse tipo de trabalho ao longo dos anos”. Agora, com o novo formato, onde a “interatividade com a população é realidade, a sociedade tem voz nos programas das emissoras”, disse Jonathan.
Ele lembra que o reposicionamento de marca deixa claro a participação da sociedade e já influi na audiência. “O que notamos é que existe uma grande apuração dos fatos na produção das notícias, para levar a informação aos telespectadores e ouvintes da melhor maneira possível”, conclui ele.