sexta-feira , 22 novembro 2024
Goiás

Justiça analisa últimos recursos antes de prender Delúbio de novo

O mensaleiro e ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares está prestes a ser preso de novo. Nesta quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julga os últimos recursos da defesa antes de autorizar o seu encarceramento. Como a tendência é a de que os recursos sejam negados, é provável que o sindicalista goiano vista o pijama listrado até sexta-feira.

Delúbio foi condenado na operação Lava Jato pelo empréstimo de R$ 12 milhões do banco Schahin ao pecuarista José Carlos Bumlai. Na sentença, o juiz Sérgio Moro destaca que o empréstimo de R$ 12 milhões foi fraudulento e que o real beneficiário dos valores foi o Partido dos Trabalhadores (PT). “Não há divergência, nas confissões, quanto a isso e a prova documental e testemunhal já revela o fato”.

O juiz afirmou ainda que o PT utilizou Bumlai como pessoa interposta e os valores para realizar pagamentos a terceiros de seu interesse.

Conforme os desembargadores, metade do valor foi repassada para a empresa Betin e a outra parte, para a Remar Agenciamento e Assessoria, que repassou quase tudo o que recebeu à empresa Expresso Nova Santo André, com o destinatário final sendo Ronan Maria Pinto, proprietário do jornal Diário do Grande ABC.

De acordo com a sentença, todas essas transações que envolvem os réus deste processo seriam fraudulentas e teriam por objetivo disfarçar o destino do dinheiro. Nos autos, não há investigação sobre a motivação do PT para entregar os valores a Ronan. O Ministério Público Federal (MPF) levantou a hipótese de uma suposta extorsão praticada por Ronan contra o PT, o que não foi esclarecido e não era o foco da denúncia, relativa ao crime de lavagem de dinheiro.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....