sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Saúde que temos: no Cais de Campinas, bactéria reina. Não há ventiladores

Além da crônica falta de insumos e funcionários, que é uma realidade comum a praticamente todas das unidades de saúde de Goiânia, no Cais de Campinas – plenamente habitado por pessoas doentes – faltam ventiladores. O ar não circula e o trânsito de bactérias e vírus é livre. 

Esta é uma das graves constatações anotadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na vistoria que fez ao local, e que consta em relatório de 265 páginas divulgado nesta semana. 

A precariedade da sala de atendimento de queimados assustou os advogados, que relataram: “os mesmos são atendidos em ambientes sem a devida condição, pois, não contam com higienização necessária e sob temperaturas elevadas o que possibilita a proliferação bacteriana”. 

Pacientes que procuram o Cais de Campinas aguardam, em média, 4 horas para receber o resultado de exames, o que provoca acúmulo de pessoas na recepção – algo indigno e indesejável para qualquer pessoa com problema de saúde. 

O relatório destaca um tópico especial para falta de insumos básicos, que classifica como “absurda: “por vezes não são encontrados sequer gaze e demais materiais para curativos, sendo que aqueles que muito necessitam de tais atendimentos têm de se sujeitar a providenciar tais insumos a próprio custo, ferindo o caráter universal e gratuito da saúde pública”.

Os advogados dizem que sempre que constatada a presença da OAB no local, servidores os procuravam para reclamar da falta de estrutura para oferecer atendimento adequado.

O questionário ainda detectou situações surreais: médicos disseram que não há aparelhos medidores de pressão, estetoscópios, otoscópios e focos de luz para exames ginecológicos suficientes no Cais. 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...