Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

sábado , 19 setembro 2026
Goiânia

Saúde que temos: no Cais de Campinas, bactéria reina. Não há ventiladores

Além da crônica falta de insumos e funcionários, que é uma realidade comum a praticamente todas das unidades de saúde de Goiânia, no Cais de Campinas – plenamente habitado por pessoas doentes – faltam ventiladores. O ar não circula e o trânsito de bactérias e vírus é livre. 

Esta é uma das graves constatações anotadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na vistoria que fez ao local, e que consta em relatório de 265 páginas divulgado nesta semana. 

A precariedade da sala de atendimento de queimados assustou os advogados, que relataram: “os mesmos são atendidos em ambientes sem a devida condição, pois, não contam com higienização necessária e sob temperaturas elevadas o que possibilita a proliferação bacteriana”. 

Pacientes que procuram o Cais de Campinas aguardam, em média, 4 horas para receber o resultado de exames, o que provoca acúmulo de pessoas na recepção – algo indigno e indesejável para qualquer pessoa com problema de saúde. 

O relatório destaca um tópico especial para falta de insumos básicos, que classifica como “absurda: “por vezes não são encontrados sequer gaze e demais materiais para curativos, sendo que aqueles que muito necessitam de tais atendimentos têm de se sujeitar a providenciar tais insumos a próprio custo, ferindo o caráter universal e gratuito da saúde pública”.

Os advogados dizem que sempre que constatada a presença da OAB no local, servidores os procuravam para reclamar da falta de estrutura para oferecer atendimento adequado.

O questionário ainda detectou situações surreais: médicos disseram que não há aparelhos medidores de pressão, estetoscópios, otoscópios e focos de luz para exames ginecológicos suficientes no Cais. 

Artigos relacionados

Goiânia

MP de Contas é favorável à ação de Kátia Maria contra corte de R$ 6 milhões na Saúde de Goiânia

Parecer O Ministério Público de Contas (MPC) deu parecer favorável ao pedido...

Goiânia

Jogador do Vila Nova é alvo de operação da PF contra tráfico de drogas e armas

Operação O lateral-direito do Vila Nova, Hayner William Monjardim, de 30 anos,...

Goiânia

Adolescente que atropelou e matou casal é apreendido em Goiânia

Provisoriamente O adolescente de 17 anos investigado pelo atropelamento que matou um...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia