sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Saúde que temos: Cais Vila Nova não tem geladeira para armazenar vacinas

O segundo dos 13 Cais de Goiânia analisados na série “Saúde que temos”, produzida pelo Goiás 24 Horas com informações da Ordem dos Advogados do Brasil, é o da Vila Nova. Lá, representantes da OAB-GO descobriram que vacinas básicas deixaram de ser aplicadas em crianças e bebês porque a administração do prefeito Iris Rezende (MDB) não consegue manter uma geladeira no local. 

“A absurda falta de insumos básicos também mostra grave risco à saúde pública. Por vezes não são encontradas sequer vacinas imprescindíveis ao atendimento público infantil, já que a unidade não é dotada de aparelho de refrigeração destinado à preservação de material biológico, sendo que por vezes se improvisa a guarda de tais vacinas que no final do dia são novamente recolhidas para serem levadas a um depósito adequado quanto à refrigeração das mesmas”, reporta o relatório da OAB.

O Cais Vila Nova é cenário recorrente de reportagens de emissoras de TV sobre a superlotação nas unidades de atenção básica do município. Uma das razões da superlotação, segundo a Ordem, é a exaustiva demora para entregar resultados de exames elementares. O que poderia ser despachado em 20 ou 30 minutos leva mais de 4 horas para ser concluído pela equipe do local. 

Na Vila Nova os representantes da OAB constataram problema igual ao que expõe pacientes a risco de contaminação no Cais de Campinas (já abordado em nossa série): a falta de ventiladores e de condicionadores. O ar não circula no local plenamente habitado por doentes, para felicidade de vírus de bactérias. 

Para 45,45% dos pacientes ouvidos pela OAB, o estado de conservação dos equipamentos disponíveis é ruim. Para 18%, a limpeza do local deixa a desejar. O tempo de espera por atendimento extrapola o aceitável para 45%. E este mesmo percentual diz que não foi examinado pelo médico na consulta. 

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...