segunda-feira , 25 novembro 2024
Nacional

Habitação: Baldy gerencia 68% dos investimentos em construção civil no País

Em audiência da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em Brasília, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, afirmou que o programa Minha Casa, Minha Vida representará 68% de todo o investimento no País na área de construção civil em 2018. Representa também 80% do crescimento das vendas, que foi de 22% no primeiro trimestre.

Afetado pelas turbulências que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma e pela recessão econômica, o programa foi interrompido entre 2016 e meados de 2017. Empossado ministro em novembro do ano passado, Baldy não só determinou a conclusão de empreendimentos inacabados como autorizou a construção de 650 mil novas unidades habitacionais no Brasil.

“Dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, todas as questões estão sendo discutidas e viabilizadas. Há quatro anos não tínhamos seleção de unidades habitacionais na modalidade Entidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, tanto no âmbito rural quanto urbano. Conseguimos retomar esta modalidade, com orçamento de R$ 2,8 bilhões, assim como as obras da Faixa 1 do programa que estavam paralisadas, em torno de 60 mil unidades habitacionais”, disse Baldy na Comissão.

“Também conseguimos aprovar o destino de R$ 850 milhões para construção de creches e escolas em empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, uma demanda que era trazida pelas famílias beneficiadas há muito tempo”, afirma o ministro.

Baldy disse que cada nova moradia em construção gera 1,5 novo emprego, o que confere ao programa importância na retomada do crescimento econômico. “Focamos na questão da retomada daquilo que já havia iniciado, gerando empregos, promovendo a produção de renda das famílias e melhorando a qualidade de vida das pessoas”.

A presidente da comissão, deputada Margarida Salomão, afirmou que a presença do ministro na Casa reforçou o canal de diálogo entre o governo federal e a sociedade. “Vejo como muito positiva a presença do ministro Baldy, ouvindo as demandas das entidades que representam as famílias. Acredito que é dessa forma que avançamos nesse campo, e esse será o nosso norte, sempre na base do diálogo franco e transparente”.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...