domingo , 14 junho 2026
Goiás

Cenário nacional e preferência de prefeitos aproxima PP de Eliton

O PP de Goiás ainda não decidiu que pré-candidato apoiar na eleição para governador, mas é fato que hoje não existe equilíbrio na disputa entre Daniel Vilela (MDB) e José Eliton (PSDB) pelo passe do partido. É bem maior a tendência de Eliton conseguir o apoio da legenda. 

Dois fatos contribuem para este desequilíbrio: o primeiro é a flagrante preferência de todos os prefeitos e deputados federais do partido (Sandes Júnior, Roberto Balestra e Heuler Cruvinel) por permanecer na base aliada. O segundo é o acordo nacional que empurrou os partidos do Centão para campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB).

Oficialmente, o que se diz que é articulações nacionais não interferem em Goiás – o que é quase sempre correto. Mas esta máxima não vale quando os atores locais são protagonistas no jogo presidencial, como é o caso do ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP), e do ex-governador e atual coordenador político da campanha de Alckmin, Marconi Perillo (PSDB). Neste caso, a realidade regional também entra na negociação. 

O futuro do PP segue em aberto até que o ministro retorne de viagem internacional. Ele foi a Nova York e Moscou – representar o País em fóruns sobre acidentes de trânsito e mobilidade – e ao México para acompanhar o presidente Temer. Baldy deve desembarcar em Brasília nesta semana. 

Artigos relacionados

Goiás

Ultrapassagem causa acidente com 3 mortos na BR-452, em Rio Verde

Batida Uma tentativa de ultrapassagem terminou em acidente e 3 mortos na...

Goiás

Três irmãos morrem após ação policial no interior de Goiás. Intervenção de PMs deve ser investigada

Ouvidor Três irmãos foram mortos durante uma ação policial no interior de...

Goiás

Tia de consideração é acusada de abusar sexualmente de sobrinha adolescente por 2 anos

Vulnerável Uma mulher, que não teve o nome divulgado, é acusada de...

Goiás

Goiás violento: empresário é morto durante assalto e esposa é sequestrada

Cidade Ocidental Um empresário de 54 anos foi morto durante um assalto...