sábado , 20 abril 2024
Goiânia

Tragédia do Mutirama completa um ano: nenhum responsável foi punido

Reportagem publicada no Jornal Opção

Há exatamente um ano, no dia 26 de julho de 2017, o Parque Mutirama foi palco de tragédia que deixou 13 pessoas feridas, causando comoção e repercussão nacional. O caso ocorreu no início da tarde de uma quarta-feira, quando pane em um brinquedo fez com que ele se partisse ao meio. O parque parou de funcionar naquele mesmo dia e segue de portas fechadas. Até então, ninguém foi responsabilizado.

O acidente foi investigado pelo delegado Izaías Pinheiros, que indiciou, ainda no último ano, três pessoas responsáveis, direta ou indiretamente, pela manutenção dos brinquedos.

O engenheiro mecânico José Alfredo Rosendo Coelho foi indiciado por lesão corporal grave por dolo eventual — quando há intenção de cometer o crime. Já o supervisor geral do Parque Mutirama, Wanderley Alves Siqueira, e o presidente da Agência Municipal de Lazer e Turismo (Agetul), Alexandre Magalhães, foram indiciados por lesão corporal culposa.

O caso foi remetido à Justiça e ainda aguarda parecer do Ministério Público de Goiás. Segundo informações do órgão, no último dia 12 de julho, uma promotora em substituição requereu ao poder Judiciário que o Instituto de Criminalística responda a cinco perguntas técnicas que não haviam sido esmiuçadas no processo. Caso o Judiciário acate a solicitação, o instituto tem um prazo de 60 dias para enviar as respostas.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Tribunal de Justiça e foi informada que o caso já está concluído e que aguarda apenas a sentença.

INVESTIGAÇÕES
Fechado desde a tragédia, o Parque Mutirama passou por duas perícias. A primeira delas no brinquedo Twister, alvo da pane que causou o acidente em julho passado. O eixo central do brinquedo foi desmontado pelos peritos criminais e analisado minuciosamente.

A polícia apontou que a peça estava com uma fissura na superfície, que foi sofrendo desgaste com o passar do tempo. Assim, com o constante funcionamento e sem a devida manutenção, o eixo acabou rompendo. A conclusão é de que a atração não poderia estar funcionando e que o acidente poderia ter sido evitado.

Ainda segundo o responsável pela avaliação, laudo do ano de 2011 realizado por uma empresa terceirizada havia mostrado uma trinca de 10 centímetros e já apontava para as más condições do equipamento e do eixo que se rompeu e provocou o acidente. Mesmo assim, a gestão do parque manteve normal funcionamento, sem qualquer troca de peças ou acompanhamento da fissura.

Após a perícia no Twister, os peritos voltaram ao parque meses depois para apurar as condições dos demais brinquedos. O cenário encontrado não foi mais animador. O novo laudo apontou que as atrações funcionavam de forma precária e que também poderiam causar graves acidentes.

Reabertura

Depois de diversas datas previstas para a reabertura, o Parque Mutirama de Goiânia deve voltar a funcionar, definitivamente, apenas em outubro, no mês das crianças. Em entrevista recente, o presidente da Agetul afirmou que a segurança tem sido o foco principal e revelou, também, que haverá uma divulgação sobre a condição em que o parque se encontrava quando fechou as portas.

“Houve muita burocracia, tivemos a polícia tecnocientífica até final de outubro de 2017 no parque, período em que não pudemos mexer lá. Além disso, contratamos uma empresa para fazer uma auditoria do que estava estragado e assustamos”, informou.

Alexandre também explica que a reabertura atrasou por conta de burocracias e enfatizou que o parque contará com novo protocolo de manutenção para impedir que novas tragédias assolem o espaço de lazer municipal.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...