quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Histórico de erros (2): Ibope divulgou falsa queda de Marconi na véspera da eleição

“Esta pesquisa (Ibope) não tem credibilidade para o PSDB e nem fundamento. É ficha-suja”. A frase foi dita na véspera da eleição para governador de 2010 pelo então coordenador da campanha de Marconi Perillo (PSDB), Fernando Cunha. O resultado das urnas mostrou que Fernando tinha razão. Os números divulgados pelo Ibope estavam em completo desacordo com a realidade. 

O instituto provocou um tsunami no meio político goiano ao informar que Marconi havia caído três pontos percentuais de forma repentina. No levantamento, ele apareceu com 42%, enquanto o adversário dele, Iris Rezende (MDB) teria chegado próximo aos 40%. O PMDB prenunciou que Iris viraria o primeiro turno na dianteira. Era mentira. O tucano fechou a primeira etapa da eleição com 46,32% e Iris com 36,37%. A diferença de um para o outro foi de 300 mil votos. 

Este foi um dos maiores vexames da história do instituto, comparado apenas ao que protagonizou em 1998. Naquele ano, o Ibope cravou que Iris venceria a eleição para governador com 53% a 27% de Marconi, o que na época representavam 550 mil votos de frente. Apurados os votos, chegou-se ao placar de 40,4% para Marconi e 39% para Iris. 

É com esta reputação arranhada que o Ibope volta a fazer pesquisas para governador em Goiás em 2018. Nesta sexta-feira, o instituto Ibope divulga números relativos à disputa entre Ronaldo Caiado (DEM), José Eliton (PSDB) e Daniel Vilela (MDB).