quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesImprensa

Debate O Popular: analistas escolhem Caiado como o pior e Zé Eliton, o melhor

As análises de jornalistas políticos convergem: o governador José Eliton (PSDB), candidato à reeleição, foi o grande vencedor e o senador Ronaldo Caiado (DEM) o maior perdedor do debate realizado pelo jornal O Popular e pela rádio CBN Goiânia na quinta-feira, 20.

Para Fabiana Pulcineli (O Popular/CBN), Afonso Lopes (Jornal Opção), Rubens Salomão (jornal O Hoje/rádio Sagres 730) e Altair Tavares (portal Diário de Goiás), Zé Eliton apresentou as melhores propostas e encurralou Caiado, enquanto o senador se perdeu nas respostas, caiu em armadilhas e selou sua derrota ao usar o termo “beija-mão”.

Segundo Afonso Lopes, “José Eliton demonstrou, no conjunto, um desempenho muito bom, apresentando detalhes da situação administrativa do Estado” e “mostrou pleno conhecimento da máquina estadual para embasar seu desejo de continuar à frente do governo”. Sobre Caiado, o jornalista do Opção disse que “como debatedor, seu desempenho fica bem abaixo dos demais”, e que ele “abriu flancos para ataques com termo “beija-mão” e ao comentar tema sobre “segurança pública acerca do qual não tinha conhecimento” – assim, diz, José Eliton “faturou a falha”.

Para Rubens Salomão, “o debate da CBN Goiânia e do jornal O Popular mostrou porque quem lidera escolhe se ausentar. Ronaldo Caiado se segurou para não perder o controle e, desta vez, foi atingido”. Após afirmar que o senador perdeu o embate, o colunista do jornal O Hoje e apresentador da rádio Sagres 730 disse que “José Eliton foi alvo (dos demais), mas criou e aproveitou oportunidades”, para vencer o debate.

Altair Tavares também destacou a vitória de José Eliton sobre Ronaldo Caiado em sua análise. “O momento mais crítico no debate de O Popular” veio quando “José Eliton tirou Ronaldo Caiado do prumo a tal ponto que (o demista) ficou alguns segundos sem fala”. O articulista do portal de notícias Diário de Goiás disse que Caiado sacramentou sua derrota ao usar o termo beija-mão. “Caiado reconheceu que indicou José Eliton para vice e falou que recebia um ‘beija-mão'”, disse. “A referência é mal vista em política”, observou, em seguida.

Fabiana Pulcineli foi outra a sentenciar a derrota de Caiado para os adversários. “Quem se saiu pior no #DebateOPopularCBN foi Ronaldo Caiado”, disse. Segundo ela, a derrota veio pela “repercussão do beija-mão e por parecer meio zonzo em muitos momentos”, afirmou Fabiana. Zé Eliton aproveitou a falha do adversário para afirmar que “Caiado acha que em política ainda existe beija-mão”, para em seguida cravar que o demista é autoritário e atrasado.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...