terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

STN desmente Caiado: governo Eliton mantém rating e pode realizar operações de crédito

Mais um parecer técnico do Ministério da Fazenda desmentiu nesta terça-feira o quadro de caos fiscal que o senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) tenta inventar para o governo de Goiás. A capacidade de pagamento da gestão José Eliton se manteve com rating C em 2018, segundo Boletim dos Entes Subnacionais divulgado hoje pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

No comunicado do resultado, a STN atesta que o Governo de Goiás pode continuar a realizar operações de créditos, dentro do espaço fiscal e utilizando o Fundo de Participação dos Estados (FPE), mas sem a União como garantidora. Para definir a nota, que é aplicada anualmente a todos os Estados e ao Distrito Federal, a STN leva em conta três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Ainda que intermediário, o patamar indica que a situação fiscal do Estado é positiva.

Além disso, o Governo de Goiás segue a tendência das demais unidades da federação, que em sua quase totalidade mantiveram suas classificações anteriores, ainda como resultado dos efeitos da crise econômica nacional que afeta o fluxo de caixa dos Estados. Das 27 unidades da federação, apenas 13 Estados têm nota de capacidade de pagamento A ou B – só Espírito Santo tem A. Maranhão e Rio Grande do Norte caíram para “C”, e o Piauí foi o único que subiu de C para B.

Assim, fica cada vez mais difícil para Caiado sustentar o argumento da terra arrasada, narrativa que tenta construir para se desvencilhar das promessas vazias e megalomaníacas que fez durante a campanha, pautada em fake news.