sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Crise fiscal de Goiânia se agrava na gestão Iris, revela relatório produzido pela STN

Relatório produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na última semana mostra que a crise fiscal se agravou em Goiânia, apesar de o prefeito Iris Rezende (MDB) ter dito que a sua prioridade era arrumar a casa. 

O município piorou em sete itens do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais 2018, em comparação com o mesmo estudo feito em 2017. 

Goiânia manteve nota C no índice geral de capacidade de pagamento, o que indica baixo índice de liquidez e impede o município de contratar empréstimos com aval da União.

Desta vez não dá para culpar a conjuntura do País, porque das 26 capitais, apenas 9 tiveram a nota C. Houve melhora do quadro geral de 2017 para 2018: de 13 subiu para 15 o número de capitais com rating A ou B. 

Goiânia está no grupo de apenas quatro capitais que ficaram com nota baixa em poupança corrente, o que aponta, segundo o Tesouro Nacional, maior dificuldade de elevar a nota no ano que vem. 

A poupança corrente é a relação entre receitas e despesas correntes. A nota baixa indica pouca margem para o crescimento das despesas obrigatórias municipais. 

“A nota C pode ser revertida já no próximo ano em oito cidades, caso tenham mais recursos em caixa que obrigações financeiras. Ainda assim, para o caso de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), solucionar o problema de caixa não seria suficiente, pois o indicador de poupança corrente desses municípios também indica um elevado comprometimento das suas receitas com despesas correntes”, diz o boletim do STN deste ano. 

Os investimentos com recursos próprio caíram de 66,3% para 58,4% e estão abaixo da média nacional, assim como a disponibilidade de caixa líquida na comparação com a despesa mensal líquida média (de 12 meses). 

Já as despesas com pessoal e com custeio estão acima da média nacional, assim como despesas com exercícios anteriores. 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...