terça-feira , 5 novembro 2024
GoiásNacional

Efeito Caiado: outras grandes empresas sinalizam intenção de abandonar ou não efetivar investimentos

O clima de incerteza criado pelo anúncio do senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) de mudar o projeto de lei de convalidação dos incentivos fiscais para aumentar a arrecadação abriu de vez a temporada de debandada de empresas de Goiás. Desde a semana passada, investidores com contratos praticamente fechados com o Governo de Goiás, por meio do Produzir, comunicaram à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED) que vão aguardar o desfecho da votação da convalidação na Assembleia Legislativa.

Cumprindo o compromisso firmado com o setor produtivo, o governador José Eliton encaminhou há 10 dias o projeto de convalidação dos incentivos e benefícios fiscais. No texto, o governador propõe a renovação integral dos benefícios sobre o ICMS. No dia seguinte, Caiado disse à coluna Giro que vai propor uma revisão da convalidação. A partir de então, o clima de insegurança jurídica se instalou e a gigante Unilever, que se instalou no Estado em 2006, já anunciou que está encerrando suas operações no Estado para se transferir para o vizinho Minas Gerais.

O Produzir, criado pelo então governador Marconi Perillo em 1999, no primeiro dos quatro mandatos do tucano, catapultou a economia de Goiás, que teve seu PIB multiplicado por 11 vezes, gerou mais de 1,1 milhão de empregos formais e inseriu o Estado na rota da indústria de ponta. O resultado foi um salto da 12ª para a 9ª posição no ranking da produção econômica nacional, sensível crescimento da renda per capita e redução da pobreza. Com a desastrada atuação em relação aos incentivos, Caiado corre o risco de entregar um Estado econômica e socialmente bem mais pobre do que recebeu.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...