terça-feira , 23 abril 2024
GoiásNacional

No RS, onde situação fiscal é dramática, governador eleito propõe convalidação de incentivos por mais 2 anos

O Rio Grande do Sul esteve diariamente no noticiário econômico dos últimos quatro anos como um dos Estados com a pior situação fiscal do País. A crise nas contas gaúchas, cuja gravidade está no mesmo patamar de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, levou ao comando do Palácio Piratini o jovem líder Eduardo Leite, do PSDB, que tem na bagagem política um mandato de vereador e outro de prefeito.

Apesar de considerada delicada, a situação fiscal de Goiás é vista como um mar de rosas quando comparada à do Rio Grande do Sul. Por isso mesmo é curiosa a forma diversa como o governador eleito Eduardo Leite e o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) vêm tratando a questão da convalidação dos incentivos fiscais. Mesmo diante de uma situação fiscal dramática, Leite disse durante a campanha e reafirmou nesta quinta-feira que vai enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei para convalidar os benefícios por mais dois anos e só a partir daí “começar a discussão sobre uma redução gradual”.

Em Goiás, cuja situação fiscal é bem mais confortável que a gaúcha, Caiado quer mexer já nos incentivos e começar seu mandato em 1.º de janeiro com pelo menos R$ 1 bilhão extra no Tesouro em 2019. A conta feita pelo governador eleito do Rio Grande do Sul é simples: manter os incentivos significa preservar empregos e renda, segurar indústrias e empresas em solo gaúcho e, como consequência, movimentar a economia com reflexos positivos no caixa do Estado. Justamente o que os empresários da Adial Goiás têm dito, sem sucesso, para Caiado.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...