sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Caiado concentra decisões do novo governo e não dialoga com aliados

O senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) terá dificuldades para trocar o traje parlamentar pelo de chefe do Executivo. Passados 64 dias de sua eleição para o Palácio das Esmeraldas – no primeiro turno e com quase 60% dos votos válidos – demista vem atuando de forma excessivamente centralizadora, tomando praticamente todas as decisões sem conversar com aliados.

Interlocutores próximos de Caiado afirmam que o governador eleito sequer tem um time de conselheiros. Aparentemente, ele divide as impressões e avaliações sobre seus pessoas com a mulher, Gracinha, e com a filha Anna Vitória, que deve assumir a Secretaria de Estado da Casa Civil.

Não é à toa que no mercado político não circulam nem mínimas especulações sobre os auxiliares: além da dificuldade com quadros (o DEM é um partido nanico), Caiado não fala sobre política ou gestão com ninguém. A expectativa dos aliados é de que esse seja o comportamento padrão do governador eleito, ao menos nos primeiros meses e até que a postura intransigente comece a azedar a relação com os partidos e com a Assembleia Legislativa.