terça-feira , 5 novembro 2024
Goiás

Perdidos: forasteiros da equipe de Caiado já fazem uso do mantra “conhecer o Estado”

A equipe de forasteiros anunciada nesta terça-feira pelo governador eleito Ronaldo Caiado (EM) não consegue disfarçar que está perdida diante do imenso desafio de comandar pastas com Saúde, Segurança Pública, Fazenda e a Saneamento de Goiás (Saneago). Nas primeiras entrevistas, questionados pelos jornalistas sobre planos de trabalho (questão óbvia e primária), eles já estão fazendo uso do “precisamos conhecer melhor as necessidades do Estado”.

Em outras palavras, eles não têm plano de trabalho algum, não sabem o que fazer ou o ponto de partida. Não conhecem Goiás. Mais grave ainda, não estão diante de uma administração qualquer, mas de uma máquina complexa e capilarizada, com milhares de servidores, dezenas de programas e ações de Estado (e não de governo) distintas e realidades regionais tão díspares quanto aquelas entre o Norte e o Sul do Brasil.

Com eles, o Estado corre o risco de sofrer graves descontinuidades na gestão e na oferta de serviços públicos. O novo secretário da Segurança sabe o nome do atual comandante da PM? A secretária da Fazenda sabe quem são os representantes do poderoso Sindifisco? O presidente da Saneago sabe quantos municípios goianos têm companhias próprias de saneamento? Algum deles sabe quantos deputados têm a Assembleia Legislativa?

Dá um bom quiz.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...