domingo , 24 novembro 2024
Goiás

Em quatro mandatos, Marconi fez ajustes fiscais permanentes e sempre pagou funcionalismo rigorosamente em dia

Apesar da incansável ofensiva do senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) contra o legado político e administrativo do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), as gestões do tucano ficarão registradas como as que mais respeitaram e valorizaram o funcionalismo público estadual. Em quatro mandatos, Marconi nunca atrasou o pagamento das remunerações e sempre estabeleceu uma relação aberta e transparente com as diferentes categorias de servidores.

Em 174 meses como governador, Marconi pagou 178 folhas, contando as vezes e que recebeu folhas em atraso de seus antecessores, entre elas a do 13º salário. Foi em seus governos que foi instituído o pagamento do 13º no mês do aniversário dos servidores, prática que foi mantida por Alcides Rodrigues (2007-2010) e terá de ser replicada também por Caiado.

Marconi também melhorou sensivelmente os fundamentos fiscais do Governo de Goiás. Quando, assumiu, em 1999, Goiás tinha a pior relação dívida/receita do País. Eram necessários 3,6 orçamentos anuais para se pagar a dívida do Estado junto ao Tesouro Nacional. Vinte anos depois, a relação atual é de 0,93 de comprometimento. Com o tucano, Goiás foi pioneiro na adequação das contas públicas à Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada no ano 2000. Daquele ano em diante, o Estado iniciou uma das melhores trajetórias de recomposição fiscal do Brasil.

Caiado pode até tentar, mas não vai conseguir mudar ou apagar a história.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....