sexta-feira , 19 abril 2024
GoiásNacional

Caiado insiste no RFF, mas especialistas e instituições financeiras dizem que indicadores fiscais são positivos

O governador Ronaldo Caiado (DEM) dedicou os primeiros dias úteis de sua gestão à repetição maçante de que sem a decretação do chamado Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não terá como colocar as contas do Estado em dia. Apesar da insistência, o demista tem contra si todo o universo de peritos e instituições especializadas no assunto, que afirmam que a situação fiscal de Goiás é boa e não exige a intervenção.

Dados processados pelo jornal digital Nexo, por exemplo, mostram que os indicadores fiscais de Goiás são em sua maioria bons e colocam o Estado entre as unidades da federação com as melhores contas. É o que se verifica em relação ao endividamento, às despesas com pessoal, à dependência das transferências da União e ao porcentual de poupança. A média desses indicadores conferiu rating C à gestão goiana em 2017.

Segundo os gráficos do Nexo, Goiás está entre as unidades da federação que menos comprometem suas receitas com pessoal. A parcela é inferior a 60%, porcentual superado por diversos Estados. O gráfico do endividamento mostra que a relação dívida/receita está em declínio, ou seja a gestão goiana vem reduzindo o que deve na comparação com o que arrecada. A liquidez do Estado, ou seja, a disponibilidade de recursos em caixa também é considerada razoável.

Caiado aposta num fechamento de contas mais do que desastroso em 2018 para decretar o RRF. O objetivo do governador é estender a intervenção federal por dois anos. Como a adesão ao regime demora no mínimo seis meses, o arrocho pode perdurar o mandato inteiro. Uma boa desculpa para não governar.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...