terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Com proposta de antecipação de receitas, Caiado admite: Estado pode não conseguir aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) começou neste fim de semana a adotar medidas preventivas ao muito provável “não” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) à decretação do chamado Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Conforme revela a coluna Giro do jornal O Popular desta segunda-feira (14), entre as alternativas em estudo está a antecipação de receitas tributárias para reforçar o caixa do Estado.

É exatamente o tal plano B de que falou na semana passada a supersecretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, que esteve em Brasília para manter a pressão pela decretação da intervenção federal. Mas, muito mais do que uma ação preventiva, as medidas paralelas em estudo indicam que Caiado está pessimista quanto ao enquadramento do Estado nas regras de adesão ao RRF.

Uma resposta negativa do governo federal derrubaria de vez as fake news de Caiado de terra arrasada nas contas estaduais. Mas fariam um bem à sua gestão, que poderá, se souber aprender com os erros, parar de reclamar e culpar os antecessores pelos problemas e assumir de uma vez por todas as rédeas da administração.