A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), determinou o recolhimento de lotes das fórmulas infantis em pó das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, todas da empresa Abbott Nutrition, que foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos.
A investigação ocorreu após bebês com menos de seis meses de idade consumirem os produtos e apresentarem infecção por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella newport, um bebê morreu.
A Anvisa publicou uma medida preventiva, em 3 de março, proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da Abbott Nutrition. Ao mesmo tempo, a agência abriu um processo investigativo junto à importadora Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., de forma a identificar os lotes específicos dos produtos que foram comercializados pela empresa em território nacional.
De acordo com orientações da Anvisa, as numerações do lote comercializados no Brasil começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior. A orientação da Anvisa é que esses produtos não sejam consumidos.