O recém-empossado secretário de Planejamento do Estado, Thiago Peixoto, participou de sua primeira audiência com técnicos do Governo Federal a respeito da construção de um trem de passageiros que ligará Goiânia a Brasília.
De acordo com o estudo, este trem deve transportar até oito milhões de passageiros por ano, entre uma Capital e outra, até 2020. Entre Goiânia e Anápolis, cinco milhões de passageiros por ano. Entre Brasília e Águas Lindas, 26 milhões de passageiros; entre Brasília e Santo Antônio do Descoberto, seis milhões; e entre Brasília e o Entorno Sul, 16 milhões.
Projeta-se que a demanda de passagens para o trecho Goiânia-Brasília chegue a 11 milhões em 2050. Para o trecho Brasília-Águas Lindas, os números são espantosos: 50 milhões.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também sondou pessoas que costumam transitar no eixo Goiânia-Brasília e descobriu que parcela significativa aceita trocar o automóvel pelo trem, caso ele seja construído. Hoje, 91% transitam pelo eixo de automóvel. Esse número cairia para 61% assim que o novo modal estivesse disponível para o público.
O estudo, por seu caráter preliminar, ainda não sugere qual seria o valor da obra e de onde viriam estes recursos. Tampouco há informações sobre eventuais contrapartidas que o Estado e os municípios teriam de oferecer.