quinta-feira , 28 novembro 2024
Goiás

Marconi e Maguito lançam primeiro presídio a ser construído por PPP, em Goiás, inspirado na experiência de Liverpool (Inglaterra)

O governador Marconi Perillo e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, assinaram nesta segunda-feira o convênio que permitirá a construção de um novo presídio em substituição à Penitenciária Odenir Guimarães. A unidade terá 1,6 mil vagas e será erigida em uma área em Aparecida de Goiânia (próxima a uma pedreira) com mais de 30 alqueires, porém afastada da região habitada. Este será o primeiro presídio construído e gerido por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A solenidade foi na sala de reunião do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O Governo do Estado investirá R$ 1,5 bilhão ao longo de 27 anos de concessão, incluso nesse total R$ 150 milhões para a construção da unidade, despesas com desapropriações e custeio da unidade. A obra será realizada pela iniciativa privada e, após isso, para o funcionamento do novo presídio haverá uma cogestão. A direção do presídio, escolta, segurança e as demais ações relacionadas à execução penal do preso (relativas à Lei de Execução Penal) continuam a cargo da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Os serviços denominados acessórios (tal como alimentação, saúde, atendimento psicológico, lavanderia e hotelaria) serão de responsabilidade do parceiro privado. O Poder Público também fiscalizará os serviços prestados pela iniciativa privada.

De acordo com o governador Marconi Perillo tal modelo foi inspirado na unidade prisional de Liverpool (Inglaterra), que ele visitou. Outras PPPs para o sistema prisional têm se mostrado eficazes no Brasil, como as de Minas Gerais e da Bahia. Segundo ele, a diretriz é que esse sistema seja replicado nas demais unidades prisionais estaduais. O chefe do Executivo pontuou que o modelo traz mais eficiência na gestão dos presídios. Perillo citou ainda a construção de outros cinco presídios no Estado, representando além da nova penitenciária mais 1,5 mil vagas.

[vejatambem artigos=” 46175,36581… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....