Depois de um longo período de hesitação, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, abriu um chamamento para as Organizações Sociais interessadas em participar da administração das escolas estaduais – inicialmente serão repassadas as 26 unidades de ensino do município de Águas Lindas, a título de projeto piloto.
O chamamento já foi publicado no Diário Oficial, nesta semana, mas com um detalhe: por três vezes, no documento, que é assinado por Raquel Teixeira, repete-se com ênfase que a decisão de convocar as OSs é do Governo do Estado (e não da Secretaria da Educação). O texto chega a afirma que se trata de um “propósito governamental”.
Ou seja: a secretária lava as mãos e parece sugerir que está apenas cumprindo ordens para implantar o sistema de gestão das escolas através das Organizações Sociais.
A convocação também não faz qualquer referência à força tarefa constituída pelo governador Marconi Perillo para comandar a transferência da rede de ensino estadual para o novo modelo de gestão. O secretário extraordinário Antônio Faleiros foi designado para presidir esse grupo de trabalho e chegou a ser nomeado, por decreto, como assessor especial de Marconi para cuidar da inserção das OSs na Educação.