quinta-feira , 28 novembro 2024
Goiás

“Ocupações” de escolas em Goiás seguem manual “importado” do Chile, que tem versão amena para distribuição geral e versão secreta só para os líderes

As “ocupações” de escolas estaduais, em Goiás, estão sendo promovidas por um grande grupo de ativistas ligados a sindicatos, partidos esquerdistas radicais, movimentos estranhos à Educação como o MST e uma batelada de professores da UFG e da UEG.

Na edição do Diário da Manhã desta quarta-feira, uma reportagem revela os principais líderes do movimento, nenhum deles estudantes secundarista.

Para orientar as “ocupações”, está sendo usada uma versão traduzida de um manual “importado” do Chile – que teria duas versões, uma mais amena, que é distribuída sem restrições a quem se interessar, e uma secreta, destinada apenas aos líderes do movimento.

A versão oficial estabelece regras educadas para a “ocupação”, como, por exemplo, uma sugestão para que as instalações sejam mantidas limpas e asseadas. Mas, na versão secreta, a estória é outra: existiria, por exemplo, orientação para que os “secundaristas” entrem em confronto com a polícia, se houver oportunidade, para despertar a compaixão pública a partir da cobertura da imprensa – com cenas de jovens sendo arrastados ou até, com um pouco de “sorte, espancados.

O manual foi produzido na Chile durante as duas manifestações da chamada “revolta dos pinguins”, em que os secundaristas do país desafiaram uma tentativa de reforma na educação, em 2006 e 2011 – que, a propósito, acabaram em violência e não conseguiram impor as suas reivindicações ao governo chileno.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....