segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

“Desestatização da Educação é inexorável. O Brasil precisa acordar para isso”, diz economista do instituto Insper

Em reportagem da revista Época sobre a adoção de um novo modelo de gestão das escolas em Goiás, baseado no compartilhamento de responsabilidades com as Organizações Sociais (OS), o economista-chefe da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper (escola de administração e economia de São Paulo), Ricardo Paes de Barros, afirma que mudanças no sistema educacional do País são inadiáveis e que o pioneirismo dos goianos é digno de nota.

“A desestatização da Educação é inexorável. O Brasil precisa acordar para isso”, afirma Ricardo Paes de Barros. A reportagem resume, logo no primeiro parágrafo que papel caberá a cada personagem dentro deste novo método de gestão: “Na prática, as escolas passarão a ter administradores profissionais. No modelo das OSs, deixa de ser responsabilidade do diretor da escola o bom funcionamento dos banheiros, dos computadores, da cozinha ou da segurança”.

“Na OS”, continua o texto, “o diretor dedica-se exclusivamente às questões pedagógicas e à relação entre alunos, professores, e a comunidade”. A experiência de Goiás com as OS começará em 200 escolas do sexto ao nono ano e do ensino médio.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....